Tudo que você precisar saber sobre inversor fotovoltaico on grid
Um inversor on grid é um inversor solar que converte a eletricidade produzida pelos painéis solares de corrente continua (CC) em corrente alternada (CA) na tensão adequada para a sua casa ou empresa. A principal característica de um inversor on grid é que ele é feito para se interligar com a rede da concessionária (distribuidora de energia), sincronizando sua frequência (Hz) e tensão de saída (V) com a mesma, e se desconectar da rede quando esta deixa de fornecer energia, como por exemplo, devido a desligamentos para reparo ou falhas na rede.
De uma forma simples, o inversor on grid é um inversor inteligente, que transforma e sincroniza a energia fornecida pelos seus painéis solares com a energia que você já usa na sua casa ou empresa. Desta forma pode usar a energia do sol para alimentar todos os seus utensílios elétricos.
O seu segundo papel mais importante é garantir a segurança: O inversor on grid percebe quando a rede elétrica da distribuidora está sem energia e isola o sistema fotovoltaico da rede.
Funcionamento do inversor on grid
O inversor on grid funciona captando a energia dos painéis solares em corrente contínua e convertendo ela para corrente alternada. O inversor on grid usa um oscilador para sincronizar a sua frequência com a da rede elétrica da distribuidora em 60Hz e limita a tensão elétrica para que ela não fique nem acima nem abaixo da rede (Existe uma pequena margem para esta oscilação permitida por lei, pois a nossa rede elétrica não é muito estável e a energia na rede oscila o tempo todo. Desta forma o inversor precisa tolerar as oscilações da rede caso contrário ficaria se desligando).
Inversores on grid também são projetados para se desligar rapidamente da rede caso a rede caia ou falte energia. Este é um requisito internacional de segurança que garante que em caso de um apagão, o inversor on grid será desligado para evitar que a energia do sistema fotovoltaico chegue até a rede da distribuidora e cause um acidente (por exemplo um choque em quem esteja trabalhando na rede naquele momento).
Tipos de tecnologias
As principais tecnologias disponíveis para inversores on grid incluem transformadores de alta frequência, transformadores de baixa frequência, ou sem transformadores, sendo essa a tecnologia de maior eficiência. Os transformadores de alta frequência em vez de converter corrente contínua diretamente a 110V ou 220V, empregam um processo computadorizado de multi-passos, que envolve a conversão da energia de alta frequência de AC e, em seguida, de volta para DC e, em seguida, para a tensão de saída AC final. Já os inversores sem transformador são mais leves e mais eficientes do que os inversores on grid com transformadores.
Entenda o MPPT
A grande maioria dos inversores on grid possui 1 MPPT. O MPPT serve para maximizar o desempenho do inversor. A sigla significa, em português, rastrador de máximo ponto de potência. Se você pretende instalar painéis em duas posições diferentes, por exemplo, em duas águas diferentes de seu telhado como N e L, então o seu inversor precisa ter 2 MPPTs caso contrário o seu sistema fotovoltaico não funcionará direito.
Grau de Proteção IP
Níveis de classes de proteção IP ou grau de proteção IP são padrões internacionais definidas pela norma IEC 60529 para classificar e avaliar o grau de proteção contra poeira, contato acidental e água do inversor on grid. A maioria dos inversores são classificados para instalação ao ar livre com IP45 (sem proteção contra poeira) ou IP65 (à prova de poeiras). Os inversores que você instala na parte externa de usa casa ou empresa devem ter grau de proteção IP65. Caso eles não tenham este grau e apresentem algo como IP 64 ou menor, recomendamos instalar ele em local protegido da chuva e poeira.
A Fos Energia trabalha com as melhores marcas de inversores on grid do mercado e tem sua equipe treinada diretamente pelos fabricantes o que vai te proporcionar a garantia de sempre receber o que há de melhor.
Fontes:
Dados do site Portal Solar (www.portalsolar.com.br)